terça-feira, 28 de setembro de 2010

Profº de educação fisica Henrique Guedes participa do 2º Congresso Nacional de Educação fisica.


O Professor de educação física  Henrique Guedes participou do Congresso Nacional de Educação Física onde foi realizado no período de 23 a 25 de setembro de 2010 na cidade de Campina Grande-PB no Centro de Convenções Raimundo Asfora onde teve como tema principal “Atividade Física e Evelhecimento Saudável: um enfoque multidisciplinar” que promoveu um diálogo entre profissionais de Educação Física e áreas afins, em contexto nacional, sendo priorizado assuntos e temas que teve visibilidade as novas dinâmicas para a atuação dos profissionais e divulgação das pesquisas científicas. Estima-se que teve  aproximadamente a participação de 1.200 pessoas de todo país, com uma programação composto por palestras, mini-cursos, mesas redondas, conferências, comunicações, apresentações culturais e espaço para estandes. 

O jovem Professor de educação física participou do mini-curso: Treinamentos alternativos para idosos onde apresentou trabalhos focados em novos métodos de treinamento para idosos onde foi aprovado seus trabalhos com grande satisfação, e aplauso do publico presente.                 
 Foi ministrante do mini-curso a sua ex-professora Marisete Peralta Safons(UAB-UNB), onde tem um grande currículo: Professora adjunto 3 da Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade de Brasilia. Leciona disciplinas na Graduação, Especialização e Mestrado em Educação Física da FEF/UnB e Chefe do Centro Olímpico FEF/UnB. Atua na área da Atividade Física para idosos, com ênfase no estudo das alterações morfológicas e as adaptações fisiológicas agudas e crônicas que ocorrem no corpo humano durante o exercício e a atividade física, bem como formas de intervenções e desenvolvimento de metodologias aplicadas à Atividade Física para Idosos. Coordena dois Programas de Extensão de Atividade Física para Idosos: "Programa de Atividade Física para pessoas com Diagnóstico de Doença Crônico Degenerativa" e "Programa Orientado de Atividade Física para idosos", além dos projetos "Segundo Tempo na Universidade" e "Programa de Condicionamento Físico com Pesos para Sedentários Convictos". Possui estágio na UBC School of Human Kinetics acompanhando o programa Physical Activity for Life em Vancouver- Canadá. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Física para Idosos (GEPAFI), cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPQ. Sendo a melhor especialista do Brasil em treinamento alternativos para idosos.
O professor de educação física Henrique Guedes se sente feliz por esta capacitado a trabalhar com a 3º idade, ele garante que  em 2 meses de exercícios resistidos  o idoso recupera a força perdida em 20 anos de sedentarismo. O professor  já vem trabalhando com os jovens do município, estudantes do Colégio Estadual Márcia Guedes, onde fundou a primeira equipe de corrida de rua da cidade Belém, e brevemente esta formando a ABA( associação Belenense de Atletismo)onde já esta com todo estatuto pronto e todo diretório composto onde agora somente falta a assembléia de aprovação do estatuto pelo diretório escolhido.

Ele cita: fico feliz em estar capacitado a trabalhar  também agora com a 3º idade, pois antes do congresso tinha uma visão totalmente diferente pensava que trabalhar com idosos era igual trabalhar  com jovens,  imaginava que era somente reduzir a carga de peso e series de exercícios  e pronto ali estava feita a rotina de exercícios, mais agora vejo que é algo totalmente diferente 1º é de grande importância a verificação da PA do idoso depois colher dados sobre o mesmo como por exemplo: se ele tem alguma doença crônica, se sente dores nas articulações etc... para que seja elaborado o treinamento adequado a aquele individuo e também é de grande importância uma avaliação física: medir taxas de glicose no sangue, percentual de gordura etc...  
Professor Henrique Guedes recebendo diploma das mãos da melhor especialista em treinamento alternativo para idosos do Brasil: Drª Marisete.



2 comentários:

  1. è isso ai feras foi um grande prazer esta de volta juntamente com melhor especialista do Brasil em treinamento alternativos p/ idosos, aprendi muito.

    ResponderExcluir
  2. Olá, que legal o blog do colégio que estudei . Bom gostaria de saber notícias da prof Betânia, ela tinha ou tem um cabelão preto, e mora próximo a praça. Por favor me de notícias dela.!!!Fazem muitos anos que falei com ela.

    ResponderExcluir

Olá! Gostou deste post? Comente, externando sua opinião.

Related Posts with Thumbnails